Carta de Serviços - Modalidades
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Competências das Modalidades:
Educação do Campo
- ofertar educação de qualidade aos sujeitos do campo, no lugar onde vivem, de forma participativa e condizente com suas necessidades humanas, culturais e sociais;
- ofertar educação voltada para a especificidades da população do campo, levando em conta o modo de vida, sua identidade, sua estreita relação com a terra, seus costumes, valores e tradições.
Educação Especial
- coordenar as especialidades de Deficiências Visual, Auditiva, Física, Mental, Superdotação, Condutas Típicas, Sala de Recursos, organizando reuniões e/ou eventos que possibilitem a formação continuada de professores e equipes pedagógicas das escolas que atendam alunos com necessidades educativas especiais;
- compete assessorar pedagogicamente as equipes pedagógicas dos estabelecimentos
- regulares de ensino e secretarias municipais no processo de identificação, triagem e avaliação no contexto escolar e inclusão de alunos nos serviços de apoio especializados (pais, professores e avaliadores).
- coordenar as especialidades de Deficiência Visual, Auditiva, Intelectual, Altas Habilidades/Superdotação, Transtornos Funcionais Específicos, Deficiência Física Neuromotora, Salas de Recursos Multifuncionais;
- organizar reuniões e/ ou eventos que possibilitem a formação continuada de professores e equipes pedagógicas das instituições que atendam estudantes com necessidades educativas especiais;
- assessorar pedagogicamente as equipes pedagógicas das instituições regulares de ensino e secretarias municipais no processo de identificação, triagem e avaliação no contexto escolar e inclusão de alunos nos serviços de apoio especializado (pais, professores e avaliadores).
Educação Indígena
- ofertar a educação escolar indígena nas unidades educacionais inscritas em suas terras e culturas, as quais têm uma realidade singular, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira;
- reconhecer a condição de possuidores de normas e ordenamento jurídico próprios, com ensino intercultural e bilíngue, visando à valorização plena das culturas dos povos indígenas e à afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.
Educação Profissional
- compete acompanhar a implementação das Propostas Curriculares dos cursos de Educação Profissional, sua documentação oficial, formação continuada, bem como, assessorar as equipes pedagógicas dos estabelecimentos de ensino que ofertam cursos de Educação Profissional em todos os aspectos do processo ensino-aprendizagem.
- realizar o acompanhamento pedagógico às instituições de ensino que ofertam a Educação Profissional (integral, integrado, subsequente e concomitante inter complementar), a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo,diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, erradicando o abandono e evasão escolar;
- orientar escolas ao uso e adequação dos materiais disponíveis no LRCO e acompanhar, durante o semestre, o desenvolvimento das ações previstas;
- ofertar cursos técnicos gratuitos nos diversos eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Educação de Jovens e Adultos - EJA
- realizar o acompanhamento pedagógico aos CEEBJA e às instituições de ensino que ofertam a modalidade EJA, a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, o abandono e evasão escolar;
- promover a qualificação aos estudantes, de forma a conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e os meios para uma melhor compreensão de sua condição enquanto cidadão;
- propiciar a conclusão em dois anos do Ensino Fundamental - fase II, para pessoas a partir de 15 anos de idade e a conclusão do Ensino Médio, em um ano e meio, para pessoas a partir dos 18 anos de idade.
(43) 3511-4260
nrejzo_xxxx@educacao.pr.gov.br
Alameda Padre Magno, 354, Centro - Jacarezinho